Sunday, April 13, 2008

Espreitando o que somos.

Ecoam aquelas frases batidas num murmúrio que não me larga. Palavras que trazem consigo uma vontade de ser. Vasculho recordações e sensações que experimentei e agarro-me a elas, na tentativa de não me esquecer. Recordo quem somos e o que fazemos cá. Em relações que se cruzam e desfazem, vamos caminhando este mundo, descobrindo-o. Os espaços e os tempos. Essencialmente as pessoas. Espreitamos vidas que não as nossas e apoderamo-nos de um pouco delas. Guardamo-las e vivemos outras logo a seguir. Em algumas paramos um tempo mais prolongado. Quando damos conta somos parte delas e criámos um outro bocado de nós que já não volta. Mas também não desaparece. E então somos 2, 3, 4, ..., pessoas. Espalhadas por um mundo de vidas que se cruzam. Surgem as vontades, as saudades, as memórias. Cresce-se. Chora-se. Ignora-se. Desconhecemos que somos tanto. E sentimo-nos pequenos demais.

Friday, April 11, 2008

Galicia - Abril 08


Estive na Galiza... en mi Galicia, no fim de semana passado. De nostalgia e sorriso aberto sempre comigo, aquelas terras, aquelas gentes, aqueles cheiros... despertam em mim uma criança, um amor eterno, o sentir de uma região que me é especial.

Galicia é terra. Terra que se cultiva, mãos calejadas, pele enrugada pelo sol, extensos mantos verdes de couves, de fruta, de legumes.

Galicia é humildade. Humildade das pessoas que por lá vivem, humildade de um local de valor inestimável mas que se acha apenas "normal"... mas que prende quem por lá vive e de lá raramente quer sair.

Galicia é peixe. Peixe grelhado, de todos os tipos, numa "parrillada" inigualável. É marisco. Delicioso. É carne tenra, suave. É "pulpo a la feria", que me enche o estômago como se não fosse preciso mais nada.

Galicia é infância. A minha infância. É uma nova língua, aliás, duas novas línguas. É adaptação, crescimento, mudança.

Galicia é amabilidade. Não existem melhores pessoas.

Galicia é as casas de pedra, os mercados ao domingo, as Rias Baixas, a peregrinação.

Galicia é, para mim, um local de eleição. É amor. É eterna saudade.