Tuesday, September 29, 2009

E o mundo de Cavaco Silva...

Perante isto, neste nosso Portugal de hoje, apetece-me perguntar: mas onde está o crime de alguém, a título pessoal, se interrogar sobre a razão pela qual temos este senhor como presidente da república portuguesa? Tenho dito...

O mundo de Berlusconi.

É Berlusconi, o mundo de Berlusconi e o mundo real... Berlusconi, a personagem mítica da vida italiana, qual mafioso dos filmes que tantas vezes caracterizam este lado daquele país do sul da Europa... O mundo de Berlusconi, onde é aceitável dizer que Obama e a mulher andaram, concerteza, muito tempo na praia e ficaram bronzeados... E o mundo real, aquele onde eu vivo, onde apetece dizer: e fechar essa sua bocarra e pensar, só um bocadinho, naquilo que vai dizer antes de o dizer?!? A frase "penso, logo existo" demonstra que não deveríamos dar importância ao que este pseudo-senhor diz, pois pelos vistos pensar não é com ele... e portanto a sua existência remete-se ao seu mundo, mundo no qual quero acreditar que eu não vivo.

Despedida... de solteira!

Sim, foi neste sábado que passou que partilhámos um dia de mulheres e amigas, naquele ritual que pretende despedir uma determinada pessoa da sua condição de solteira e iniciá-la no mundo dos "casados".
E foi bom, muito bom! Esqueçam as jantaradas em que a noiva tem um grande pénis na cabeça, as saídas por bares e discotecas com níveis etílicos muito superiores aos permitidos por lei a dizer parvoíces e a abordar tudo o que seja homem... Não!! Esta foi diferente, ou não tivesse eu as amigas que tenho.
Começámos com umas horitas de canoagem no Zezere... o caudal do rio era baixíssimo e tivemos de sair da canoa por diversas vezes para a empurrar por cima das pedras! O RIR! Os chinelos a quererem sair dos pés, o frio a fazer doer todos os ossinhos do nosso corpo, as quedas, as viragens da canoa... a chegada que parecia nunca mais aparecer ao virar de uma qualquer curva! Estávamos verdadeiramente exaustas, muitas ensopadas.... o que nos valeu foi o calor que se fazia sentir nesse dia! E fomos almoçar... às 16h!!! Tínhamos um almoço como só um local longe de uma grande cidade nos poderia proporcionar... por um preço simbólico havia comida e bebida bem confeccionada e em quantidades industriais à nossa espera... e nós, nós devorámos o que nos puseram à frente!
Era hora de mais um jogo, desta vez uma gincana cujo objectivo era proporcionar umas boas gargalhadas! Objectivo amplamente conseguido! Entre farinha, água, pessoas às cavalitas de outras pessoas, quedas e afins... num cenário magnífico de praia fluvial.
Toca então de regressar a Lisboa, já um pouco encima da hora... em direcção à casa de uma de nós, ali para os lados de Lisboa antiga. E a mala vermelha! Uma mulher que por lá aparece, algumas pessoas sem fazerem ideia do que é, momentos de partilha de intimidades, dúvidas e segredos que apenas demonstram o grupo que somos. Objectos que saltam de uma mala para a mesa, que nos transportam para momentos nossos, que nos fazem querer apimentar esses momentos. A liberdade e o poder da mulher naquele contexto. Podemos ser mais, melhores e diferentes, podemos inovar e ir mais além. A abertura que o hoje nos dá para tal. E muitas encomendas...
E um jogo, uns petiscos, longas conversas.... uma noite que terminou já a noite se transformava em madrugada, com um cansaço extremo no corpo, cabeça pesada, dores musculares... mas com o sorriso e a alegria de, mais uma vez, termos confirmado que a amizade é grande, é forte e demasiado bonita. Foi um dia que colocou a fasquia alta para uma próxima despedida de solteira mas que provou que somos capazes de tudo. Foi um dia bom, onde quebrámos todas as rotinas. Foram mais momentos para a nossa caixinha de memórias boas.

Tuesday, September 15, 2009

Aquela procura insaciável...

Ando há uns dias a querer escrever este post mas não tinha tido, ainda, a inspiração e o tempo para o fazer... Trata-se de nós, pessoas, e de como dificilmente nos sentimos completas e totalmente felizes. Partimos para aventuras imensas, em busca da calma e da inspiração perdidas, à procura do sentido da nossa vida que julgamos ter perdido, ou apenas algo diferente, que quebre a rotina que, por vezes, nos sufoca. Mas sabemos que partimos com uma data de validade - um dia a aventura acaba e regressamos. Assumimos isto e vamos. Mas a aventura decorre, é tudo o que esperamos e mais, e parece que nos esquecemos que terá um fim. E então sofremos imensamente porque deixamos "tudo para trás"... quando vemos como nos afastamos do lugar que nos fez tão feliz e onde criámos algo que nunca, nunca iremos esquecer. Lembro-me de o sentir, quando no barco que me levava de regresso a casa, via Gran Canaria afastar-se ao longe, ficando lá aventuras, momentos, pessoas e lugares que mudaram muita coisa em mim e na minha vida. Mas eu sempre soube que havia um prazo de validade.
Amiga, sim, isto é para ti. A tua aventura por terras brasileiras também o tinha, tu sempre o soubeste. Mas como te disse, nada é definitivo. Claro, viveste coisas que nenhum outro lugar nem outras pessoas te dariam mas o mundo é tão grande, a vida é tão surpreendente... que tudo pode acontecer. E és tu, a tua energia, a pessoa que és... que tornam as aventuras assim tão bonitas. E se a saudade apertar muito... regressas. Há sempre a possibilidade de fazer a viagem, novamente.
Aqui esperamos por ti. Com saudades e um abraço apertado.

Sunday, September 6, 2009

E esta, hein?

Pois sim! Quando julgava que teria, pelo menos, de ficar para o ano... não é que recebo a boa notícia de que entrei na especialidade/mestrado? De saúde mental e psiquiatria! Tirando a psiquiatria, e centrando-me na área de saúde mental e promoção de saúde, estou muito feliz! Acho que tem tudo para ser um percurso que me torne mais capaz no meu quotidiano enquanto enfermeira, mais atenta a pormenores que por vezes nos passam ao lado ou nos ultrapassam e que me permitirá ter um futuro mais amplo em escolhas e objectivos profissionais (e pessoais) concretizados. Dureza, pois será um ano e meio de férias somente em época escolar (o que vale é que as minhas habituais companheiras de viagem estarão também a estudar... grupo interessado e incapaz de parar e achar que a formação já é suficiente! bom de ver...) e de gastos económicos avultados! Mas, se tudo correr bem, e hei-de fazer por isso, em ano e meio poderei ser especialista e mestre... Respirar fundo e preparar-me para mais uma nova etapa. Dia 1 de outubro, tudo começa... e depois? Logo se vê! Algum descanso e novos caminhos depois deste... como já alguém disse "caminante no hay camino, se hace camino al andar".

Tuesday, September 1, 2009

Falling Slowly

I don't know you
But I want you
All the more for that
Words fall through me
And always fool me
And I can't react
And games that never amount
To more than they're meant
Will play themselves out
Take this sinking boat and point it home
We've still got time
Raise your hopeful voice you have a choice
You've made it now
Falling slowly, eyes that know me
And I can't go back
Moods that take me and erase me
And I'm painted black
You have suffered enough
And warred with yourself
It's time that you won
Take this sinking boat and point it home
We've still got time
Raise your hopeful voice you had a choice
You've made it now
Take this sinking boat and point it home
We've still got time
Raise your hopeful voice you had a choice
You've made it now
Falling slowly sing your melody
I'll sing along
Falling slowly
Sing your melody
I'll sing it now
Falling Slowly
Glen Hansard
... tell them that it's human nature ...