Friday, April 11, 2008

Galicia - Abril 08


Estive na Galiza... en mi Galicia, no fim de semana passado. De nostalgia e sorriso aberto sempre comigo, aquelas terras, aquelas gentes, aqueles cheiros... despertam em mim uma criança, um amor eterno, o sentir de uma região que me é especial.

Galicia é terra. Terra que se cultiva, mãos calejadas, pele enrugada pelo sol, extensos mantos verdes de couves, de fruta, de legumes.

Galicia é humildade. Humildade das pessoas que por lá vivem, humildade de um local de valor inestimável mas que se acha apenas "normal"... mas que prende quem por lá vive e de lá raramente quer sair.

Galicia é peixe. Peixe grelhado, de todos os tipos, numa "parrillada" inigualável. É marisco. Delicioso. É carne tenra, suave. É "pulpo a la feria", que me enche o estômago como se não fosse preciso mais nada.

Galicia é infância. A minha infância. É uma nova língua, aliás, duas novas línguas. É adaptação, crescimento, mudança.

Galicia é amabilidade. Não existem melhores pessoas.

Galicia é as casas de pedra, os mercados ao domingo, as Rias Baixas, a peregrinação.

Galicia é, para mim, um local de eleição. É amor. É eterna saudade.

1 comment:

a ortónima said...

um dia ainda me vais mostrar essa tua galicia ;)