Saturday, August 15, 2009

O que está por trás da sua atitude...

Na passagem de turno dizem-me que o senhor é mal-educado, violento, que terá sido insultuoso com vários profissionais e ameaçado mais uns quantos de que arranjaria uma arma e os mataria.
Foi com esta introdução que me dirigi a ele, para lhe dar a medicação, para lhe puncionar uma veia. Apreensiva, falei-lhe calmamente. Do outro lado a mesma calma. Uma conversa mais longa, um tema que puxa o outro, e questiono-o: "esteve na guerra, não foi?". Responde-me que sim, não percebendo como o adivinhara. "A sua tatuagem, reparei nela", digo. Continua a conversa, e com um fácies inexpressivo (que, de certo, esconde por trás milhares de emoções que eu não consigo sequer imaginar) diz-me que houve muitos momentos maus em África, mas que um foi pior do que qualquer outro. "Então, o que aconteceu?" As suas palavras, ditas com firmeza, sem uma única sílaba pronunciada de forma mais ténue, revelam que foi confrontado por um homem que lhe apontou uma arma à cabeça e ameaçou matá-lo. "O que aconteceu então para estar aqui hoje, a falar comigo?", questiono, antevendo a resposta. "Matei-o primeiro. Enfiei-lhe 40 balas no corpo. Estas coisas não se esquecem, sabe?".
Como poderei estranhar que ele seja violento, agressivo, mal-educado? Que mundo é este em que colocamos os nossos jovens em situações em que não podem reagir de outra forma, onde o instinto de sobrevivência, puramente animal, prevalece sobre qualquer outro?
E senti-me, como tantas vezes enquanto enfermeira e pessoa, uma menina... que ainda tem muito que aprender da vida.

1 comment:

Anonymous said...

muito simples e simplesmente perfeito :)

beijos anita