Tuesday, April 24, 2007

Até já... porque não quero dizer adeus.

E mais um anjo que nos deixa na terra, mas nos aguarda noutro local.
As pessoas boas desaparecem, como as más. A morte não escolhe.
Lembro aquelas aulas, aquela abordagem da Enfermagem, aquela forma de ver a vida. VIVE O AQUI E O AGORA, dizia.
As suas mãos enrugadas, os seus braços meigos, o seu abraço apertado. O seu corpo já velho, o seu espírito sempre novo. A forma como se sentava connosco no chão, em colchões ou cobertores estendidos, descalça.
Lembro as gargalhadas que provocou. As lágrimas que fez explodir na nossa face. O que remexeu cá dentro. Como me ajudou a encontrar-me, depois de anos perdida, calada, com medo (de mim, do mundo... não sei). Como fez o mesmo com todos e cada um de nós.
Lembro como nos compreendia. Como respeitava o nosso silêncio. Como respeitava a nossa necessidade de falar. Como respeitava os momentos em que cantávamos e ríamos (e cantava e ria connosco). Como proporcionava todos esses momentos.
Não foi em vão que falámos dela no fim do curso, no discurso do 4 CLE, na nossa Benção... Não foi em vão que lembrámos as suas aulas. Não foi por acaso que quando o fizemos, uma onda de aplausos surgiu, espontânea.
Não foi por acaso que lhe agradeci na minha monografia.
Não foi por acaso que um nó na garganta apareceu ao ler a mensagem que me dava esta notícia. Não foi por acaso que isto aconteceu com tantas outras pessoas.
Sei que se estivesse aqui, connosco, neste momento, quereria que lembrássemos tudo, com um sorriso, e que as lágrimas fossem substituídas por sorrisos e uma festa. Porque a morte faz parte da vida. Porque sempre gostou que encarássemos isso com a maior naturalidade possível.
Quero que saiba, onde quer que esteja, que gosto muito de si. Que lembramos todos com carinho o que vivemos consigo e a parte de si que deu a cada um de nós.
Leve consigo a certeza, que tenha sido 1, 2 ou 5 aulas apenas, foram muito marcantes todos os momentos que partilhámos com a professora.
Obrigada por tudo.
Uma boa viagem professora Arlete...

4 comments:

jakín said...

Vi-a há qs 7 anos...inspirou-nos...partilhou...fez-nos crescer...Vi-a até ao fim, metade do corpo que outrora foi mas plena de alma, plena do que, afinal de contas, sempre foi...

em-fumeiro

Bela Isa said...

E que alma tão grande... obrigada pela partilha. Ficará sempre connosco, tenho a certeza. Como costumo dizer e escrevi uma vez, só morremos totalmente (se tal expressão se pode usar) quando morre a última pessoa que nos lembre... durante anos terá quem a lembre, porque as histórias vão ser contadas, porque nos lembraremos tantas vezes dela falando com pessoas que não conhecemos e partilharemos um pouco do que vivemos com ela... a memória dela perdurará, sem dúvida.

JPN said...

:)

Pagem said...

Essa grande senhora que tanto fez pelo ensino e pelo respeito ao aluno de enfermagem e que nos tentava por a relaxar às 5 da tarde com um calor e uma fome docaraças... a ela uma grande homenagem...
Enfª Arlete estarás sempre connosco...

P.S.: Nunca lhe consegui dar as cigarrilhas da Pérola...