Thursday, April 26, 2007

Waiting on the world to change...

Concluo às vezes que o mundo que me rodeia tem tanto para me dar, que muito me escapa. Quero absorver tudo, aproveitar cada inspiração. Quero um dia poder dizer que vivi num mundo que conheço, que é um pouco meu. Sim Joana, vamos viajar! Vamos conhecer, ver, sentir, tocar. Pessoas novas, mundos novos, culturas totalmente diferentes e belas. Vamos! Sem hesitações.
É talvez por sentir isto que não compreendo como hoje em dia ainda é possível existir quem acredite na "supremacia duma raça", num único tipo de pessoas com a qualidade para fazer este mundo girar... para mim, existe uma raça apenas, a humana. E muita, muita variedade de pensamentos e ideias, de formas de estar na vida, de maneiras de encarar os diversos aspectos do dia-a-dia. Por todas me interesso e quero tentar conhecer o máximo possível. Aprendo sempre um pouco mais cada vez que isto acontece.
Já diz Che, no fim daquele grande filme que é "Diários de Che Guevara", que marca também o fim de uma grande viagem... "eu já não sou eu, pelo menos não o mesmo eu que fui". Sinto-o cada vez que tenho oportunidade de ver um pouco mais deste mundo, seja um bairro novo mesmo aqui ao lado, ou um país distante.
É também por isso que relembro aquele discurso "I have a dream"... e palavras tão poderosas como as que cito a seguir, e tão actuais, apesar dos anos que passaram e de tudo o que supostamente mudou...
"Now is the time to lift our nation from the quicksands of racial injustice to the solid rock of brotherhood. (...) I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: "We hold these truths to be self-evident, that all men are created equal." (...) I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character. I have a dream today! (...) I have a dream that one day (...) little black boys and black girls will be able to join hands with little white boys and white girls as sisters and brothers. (...)"
E por isso quero conhecer este mundo. Por isso amo "saltar o muro". Por isso tantas e tantas experiências em estágio e agora, em trabalho, são tão importantes para mim.
Lembro então, por fim, aquela música... e também eu fico à espera (tentando fazer a minha parte...)
We're still waiting
Waiting on the world to change
We keep on waiting
Waiting on the world to change
One day our generation
Is gonna rule the population
So we keep on waiting
Waiting on the world to change
No we keep on waiting
Waiting on the world to change
amanhã mais um país...........
amanhã mais cultura............
amanhã mais diversidade.....
HOJE NÓS, UNIDOS.
porque só existe um mundo,
e só existimos nós,
PEOPLE OF THIS WORLD..

1 comment:

Bea said...

Um convite p uma visita ao teu blog, e recebo uma pequena visita à Suiça:O)
Só dizer ...que me revejo em tantas palavras que escreves, nesta noção de Mundo Sem Fronteiras... As vezes as fronteiras humanas (para a felicidade e sabedoria) são mesmo as que, nós humanos, nos impomos. É bom conhecer-t e trabalhar ctg;O) bejinho. bea