Wednesday, November 21, 2007

O mundo só pode estar louco.

Regressei outro dia, enquanto via o telejornal, aos anos 70 (anos esses em que nem sequer vivi!). O motivo prende-se com a notícia de que um empregado de um hotel terá sido despedido por ter VIH. Como se não bastasse o médico que o atendeu foi quem, quebrando o princípio de confidencialidade, denunciou esta situação (de uma ameaça pública de contornos gigantescos e não mensuráveis, como é alguém suar e poder tocar no prato onde depois iremos comer!!!). Terrível mesmo. Tenham medo!!! Para manter tudo ainda mais incontestável o sr. dr. Juiz, deu razão à entidade empregadora... pois claro! Não fosse o suor, as lágrimas ou o toque do sr fazerem com que todos apanhássemos SIDA... Tendo em conta todos estes factos de uma verdade inquestionável e cientificamente estudados ao longo dos anos tenho um anúncio a fazer... descobri, ao ver esta notícia, que também eu sou portadora de VIH. As análises dizem que não, mas eu estou em contacto todos os dias com esse suor, essas lágrimas, esse O2 expirado por essas pessoas... só posso, concerteza, estar também doente.
POR AMOR DE DEUS! Mas será que regredimos assim tanto, novamente, relativamente a esta questão?... Ou será que o que nunca fizemos foi avançar?
Entre isto e ter médicos a dizer que não é necessário pedir autorização para colher sangue para serologias para VIH a um determinado doente porque "por amor de Deus sra Enfermeira... o sr é da construção civil, pobre de espírito"... Dá vontade de baixar os braços. Mas esta é uma área que desde que percorro estes trilhos da Enfermagem me interessa... por isso não o vou fazer.
Quanto aos donos do hotel, ao médico e ao sr. dr. Juiz, existem uns folhetos, do mais básico que há, que explicam tudo aquilo que têm vindo, erradamente, a afirmar ao longo deste processo... aquela típica frase de "a SIDA não se transmite através das lágrimas, suor, abraços e beijos"...
e não é que é verdade meus senhores?!?

2 comments:

joquinhas said...

Incrível! é impressionante a mediocridade e a ignorância das pessoas... gostava de te dizer com sinceridade que não acreditava no sucedido... infelizmente, ia estar a mentir-te. mas isso não impede que me insurja contra essas pessoas. e acho que é assim que deve ser. por muito que coisas grotescas como estas, em determinados contextos, não nos surpreendam, isso não significa que nos acomodemos e não exerçamos o nosso direito à indignação e à tentativa de combate!!! vamos comunicar uns com os outros e o mundo será muito mais justo!! parece utópico a uma escala grande... mas se todos pensarmos nessa utopia ela não virará realidade?!

MÓNICA said...

desculpa discordar contigo, mas a saliva pode transmitir o virús, acho é que é preciso á volta de um litro ou mais de saliva! Que eu, acho que ninguém saliva tanto assim? Mas vá-se lá saber se o cozinheiro se babava constantemente pra cima de tachos, pratos e travessas...
Concordo contigo, estava a brincar, e nunca fiz as análises sem informar primeiro o doente, mesmo que o médico não concordasse! Temos pena!!! Mas eu costumo-lhes dizer, para se preocuparem com o trabalho deles, que do meu, trato eu!