Monday, June 27, 2011

Lisboa, cidade das mil cores.

Outro dia, no meio de uma conversa com uma rapariga do Porto, no Mac Donald's do Rossio, diz ela: "epah, eu quando venho a Lisboa sinto que saí de Portugal". É verdade. Em pleno coração da cidade, a vida é muito cosmopolita. A mistura é mais do que muita. Juntam-se cores, religiões, nacionalidades, línguas e culturas diferentes... e deambulam, lado a lado, nas ruas. Algumas pessoas dizem que é demais, que tudo isto apenas traz problemas. Eu adoro. Adoro passear em Lisboa e ter um pouco deste nosso mundo tão perto, tão "acessível". Temos é de querer também conhecer as pessoas, falar com elas, sorrir-lhes. Ainda agora, estou numa loja com acesso à Internet a passar o tempo, e olho à minha volta e estou rodeada por pessoas de diferentes origens... As diferenças entre nós são tantas como, provavelmente, as semelhanças, mas por algum estranho motivo só reparamos muitas vezes no que nos distingue. Gosto que nem todas as peles sejam pálidas como a minha, que nem todos os olhos sejam castanhos como os meus, que nem todas as línguas sejam o meu português... e acho que todos crescemos um pouco quando nos apercebemos da riqueza de viver numa cidade assim e perdemos o medo de sair do nosso cantinho para poder conhecer o que ela nos oferece.

No comments: