Tuesday, July 10, 2007

Akunamatata e Pura Vida...

AKUNAMATATA. Lembrei-me desse grito de guerra, lançado por aquele pequeno leão, na minha infância, naquele filme maravilhoso. Lembrei-me hoje quando finalmente começamos a pensar mais detalhadamente na viagem de Setembro, a terras africanas (se tudo correr como previsto), onde poderemos ver estes, e muitos outros animais de perto, numa experiência que imagino indescritível. As cores, os cheiros, o calor, as gentes, os costumes, a língua... Quénia, é um país que sempre me suscitou interesse. Se tudo correr bem, finalmente vou poder conhecê-lo. Faltam ainda 2 meses e meio e é engraçado ver como a ideia de ir leva as pessoas a sonhar, a sorrir, a imaginar... Esperar para ver.

Entretanto, falar aqui da minha tatuagem... Sim! Para quem não sabe eu fiz uma tatuagem. Porquê falar dela? Essencialmente porque assim poupo ter de explicar o seu significado tantas vezes e porque o mundo das tatuagens, dos seus significados, das histórias que contam e dos motivos que levam alguém a fazer uma (duas, três... e até encher todo o corpo com elas) sempre me fascinou (mas até há bem pouco tempo, nunca pensei que me atrevesse a fazer uma).




Primeiro: porquê a tatuagem que fiz? Para quem não a viu, a tatuagem diz PURA VIDA, numas letras entre o tribal e o moderno (pelo menos assim as defino eu). Pura Vida é uma expressão muito usada na Costa Rica, país onde estive em viagem em Fevereiro deste ano. Lá, estas duas palavras são usadas como forma de dar o "bom dia", como forma de dizer "adeus", como forma de agradecer, como forma de demonstrar tristeza... e, basicamente, no meu ponto de vista, pelo que senti naquelas pessoas, é a forma como elas encaram a vida... é quase um lema de vida... para o bem ou para o mal... PURA VIDA. E identifiquei-me... acho que tem tudo a ver comigo. Uma pequena expressão que demonstra um optimismo pela vida, em qualquer momento, mesmo naqueles em que não estamos assim tão optimistas...


(recordo, a título de curiosidade, o momento em que caí do cavalo lá, e logo veio o sr que nos acompanhava perguntar se estava tudo bem... eu pedi-lhe apenas que me ajudasse a subir para o cavalo de novo... e ele, espantado, perguntou, "mas tens certeza que estás bem?", ao que respondi... "pura vida")

As tatuagens, quando não rascunhos feitos na pele, podem ser obras de arte com um grande significado. Apraz-me ver que deixaram de ser olhadas de lado, como "manias" de marginais, para ser encaradas como arte corporal. Para mim é como andar com um colar ou uma pulseira que tem um significado especial para mim. É como ter uma foto na carteira que me lembra algo importante. SIM! Temos de pensar muito bem antes de fazê-la. Fazer algo "neutro", no sentido que não seja algo que um dia deixa totalmente de fazer sentido. Fazê-lo num local onde não nos arrependamos mais tarde de ter feito. Optar por um local sempre visível é correr o risco de um dia, ou numa determinada ocasião, não o querer mostrar... mas não ter outra hipótesse. Eu pensei muito... esperei por alguém de confiança para o fazer... e por algo que verdadeiramente sentisse que fazia sentido ter comigo, para sempre.



A pergunta do milhão... DOEU? Mmmmm... Não vou mentir, doeu. Não deixam de ser agulhinhas a ser espetadas na nossa pele de forma contínua durante mais de duas horas (no meu caso). Mas posso deixar aqui um truque: aplicam EMLA (um anestésico local em forma de pomada) cerca de duas horas antes de iniciar o processo de tatuar e isolam com Tegaderm (um tipo de penso impermeável e transparente que podemos aplicar directamente sobre a pele). Assim, na primeira hora e meia praticamente não sentimos nada... depois... aguentamos, não custa assim tanto.

Mais um conselho... tirem todas as vossas dúvidas antes de fazerem, consultem sites, vão a vários locais... e lembrem-se! Exijam que vos mostrem o material todo esterilizado.

Pura Vida... porque a vida tem de ser leve, intensa, cheia... porque a vida tem de ser vivida a cada segundo... não deixemos de pensar no futuro, mas não nos deixemos também condicionar por ele. E o passado... bom ou mau, já foi. O hoje é agora. Já. VIVER O AQUI E AGORA. Porque viver do que já foi, é viver de poeira que nunca assentou. Viver do futuro é viver de poeira que ainda não se formou.

2 comments:

Glória said...

Nem Mais!!! Clap Clap Clap
Pura Vida

Anonymous said...

A vida pura, a pureza da vida... viver... gostar de viver, a vida!!!
Gosto de viver a vida ctg ;)

espirito