Tuesday, March 11, 2008

De regresso à Gulbenkian.

Estou na sala de computadores. Aquela onde tantas vezes nos reunimos em trabalhos, onde tivemos as aulas de SPSS, onde devíamos ter sido mandados calar de tanto barulho que fazíamos.
Os corredores são os mesmos. A energia não. Já não é Escola, é Polo. Já não ando cá todos os dias. Tudo parece mais silencioso. Fico melancólica, inevitavelmente... sinto a falta dos tempos de estudante, do suposto stress para as frequências, dos trabalhos em grupo... Daquelas longas conversas nos sofás azuis que tornávamos os mais confortáveis do mundo. Do refeitório, de cantorias e gargalhadas. Da nossa mãe cozinheira - D. Cila. Da sala de convívio (e do pouco nada que por lá se fazia). Das salas de aula (e das secas que por vezes apanhávamos lá dentro). Da biblioteca, esse sim, lugar onde nos mandaram calar muitas vezes! :) Mas agora sente-se falta... Dizem, (e não eu!), que falta a nossa energia. Foi segunda casa, onde passávamos dias inteiros... inteiros mesmo quando ficava para os ensaios do Andamento. A AE... primeiro distante depois mais presente. Os ENEE's, não aqui, mas partindo daqui. As notas estampadas naquela vitrine... nem sempre positivas! :) Mas a vida... aquela energia fervilhante de quem tira o máximo partido do que este espaço nos podia dar, de quem o torna maior em possibilidades... e realidades. De quem não se contenta com pensá-lo como um espaço fechado entre paredes.
Vamos voltando aqui... de visita, como novos estudantes em novas fases, para matar saudades. Já não é o mesmo. Já não é nosso. Mas foi... e isso ninguém nos tira. A Escola foi nossa, o Polo nem sequer é uma realidade ainda... vejo no computador uma fila à frente a mensagem a passar de forma continuada "Polo nunca... Gulbenkian para sempre". E não consigo deixar de sorrir (lá no fundinho gosto que se sinta tudo isto assim).
Vamos voltando aqui, também tantas vezes, nos encontros, jantares, passeios... nas memórias trazidas em conversa, nos factos relatados com carinho, nas fotos que nunca deixam de mexer cá dentro.

P.S. - Passando na Praça de Espanha, já repararam no anúncio da Super Bock que lá aparece?...
Perfeito Perfeito era ter uma Gulbenkian em cada esquina!
A vocês, porque sim...

1 comment:

jakín said...

Eu reparei no cartaz...até pq passo por lá tantas e tantas vezes..E não consigo deixar de sorrir de cada vez que lá passo e penso que nem tda gente (só nós, Gulbenkianos, pois claro...:)) lê aquelas palavras da mesma forma que nós...
E sinto essa estranheza também, cada vez que regresso à escola...As caras conhecidas são cada vez menos mas, talvez por isso mesmo, saiba ainda melhor quando as encontramos...
Semeaste-me nostalgia, pah...:)