Tuesday, March 1, 2011

Ponto final.

E hoje acabei. Acabei o trabalho, imprimi e encadernei. Completei assim mais uma etapa. Não sei com que nota, mas desde que seja positiva, não me interessa. Ponho assim um ponto final numa caminhada que teve momentos bons, momentos maus, momentos muito maus. Foi o cansaço, de trabalhar 40 horas e ir ainda fazer 24 horas a estágio, com trabalhos escritos para fazer... Adormecer ao volante, adormecer a ler algo, adormecer em todo o lado... Foi a repugnância que determinados comportamentos dos enfermeiros me provocavam... Foi ver e ouvir coisas que sempre achei que alguém que decide ter esta profissão não faz e não diz... Foi perceber que quem me orientava, por vezes, precisava de mais orientação que eu... Foi sentir que olhavam inúmeras vezes para mim como "demasiado jovem", sem considerar a minha experiência pessoal e profissional prévia... sem olharem para mim, para além da minha idade... e foi compreender que dei a volta a isso, mostrando que mais vale 5 anos de profissão, formação contínua, aprendizagem e crescimento, do que 1 ano de profissão repetido 20 vezes (como dizia um bom professor dos tempos da licenciatura)... Foi lutar pela humanização dos cuidados numa área em que os doentes estão (ainda) mais desprotegidos, porque são "malucos" e ninguém os ouve... Foi crescer, às vezes não da forma mais fácil, um pouco mais, como pessoa e como enfermeira...
E... como sempre, foi perceber que em tudo na vida, em todos os momentos bons e menos bons, há sempre "aquelas" pessoas que acreditam em mim, me apoiam, compreendem a minha ausência... os amigos e a família são, de longe, o que de mais importante existe na vida. Obrigada a vocês, por tudo...

No comments: