Friday, January 15, 2010

Haiti.

Acontece sempre implacavelmente, sem aviso prévio. Em segundos a terra treme e a vida de milhões de pessoas muda. E acontece, tantas e tantas vezes, aos povos que antes já sofriam muito, que antes já não tinham recursos, que antes já viviam no fio da navalha.
A quem para lá se deslocou para ajudar... calma, persistência, coragem. Adorava poder ir e fazer algo mais do que doar algum dinheiro e escrever neste blog. O trabalho que estas equipas fazem é incrível e muitas vezes desvalorizado. O tempo que se tarda é precioso para que as coisas funcionem. Nada é pior que uma missão destas com um começo desorganizado. No meio do caos, tudo tem de ser pensado ao milímetro.
Aos haitianos a força para voltarem a erguer o país, para encontrarem alguma satisfação na vida, algum motivo para sorrir. Que os pesadelos não durem eternamente e que amanhã seja um dia melhor.
Não ponho nenhuma imagem da destruição, morte e sofrimento a acompanhar este post. Já são muitas as imagens que vemos em todos os meios de comunicação existentes. A meu ver, por vezes demasiado explícitas. Respeitar os mortos e as vítimas destes acontecimentos passa também por não revelar as suas faces e corpos estendidos no chão.

No comments: