Sunday, March 18, 2007

Apenas pessoas a gostar de outras pessoas...

Somos apenas pessoas a gostar de outras pessoas (apeteceu-me escrever esta frase, para não a esquecer, não esquecer o seu contexto, não esquecer a mensagem que levava subjacente).
Hoje pensei na sorte que tenho. Sou uma rapariga de 22 anos, com um curso de licenciatura feito numa área que adoro e na qual já trabalho. Recebo o meu ordenado todos os meses. Tenho uma família, que apesar de todas as cabeçadas e dificuldades de relação que por vezes surgem, é a minha família, a melhor de todas, que foi, é e sempre será o maior de todos os pilares da minha vida. Já conheci muitos lugares e culturas... conheço muito bem o nosso Portugal, conheço muito bem a que gosto de chamar também de "minha" Espanha (na qual tenho 3 anos a viver na Galiza e uma experiência Erasmus de 3 meses (quem me dera que tivesse sido de mais) em Gran Canaria), conheço Itália, Suiça, Brasil, Costa Rica, Holanda (umas horas em Amsterdão...). Tenho vontade e possibilidade de conhecer muito mais. Aprendi a ser flexível e a adaptar-me várias situações, o que me ajuda a gerir a minha vida de uma forma habitualmente positiva. Tenho amigos espalhados por muitos lugares. Vivi a minha vida académica na Faculdade como nunca pensei, fazendo deste um periodo memorável . Já dancei todo o tipo de música e libertei com isso muita energia. Já vi vários oceános e pude tirar deles o seu cheiro, a sua cor, a sua grandeza (e guardá-la, senão de outra forma, na minha memória). Tenho um carro, ou não tenho, mas é como se fosse meu. Tenho uma casa, não só minha, mas na qual usufruo da independência que qualquer pessoa da minha idade procura. Tenho acesso, só em casa, a milhares de livros. Aprendo todos os dias algo novo no trabalho. Já fui centenas de vezes ao teatro, já assisti a dezenas de peças de teatro (e tive oportunidade de colaborar na criação de uma e participar na mesma), já vi centenas de concertos (e muitos deles grátis!). Já experimentei vários pratos típicos, muitas sobremesas, milhares de tipos de gelados. Tive a oportunidade de poder dizer hoje que tenho duas línguas maternas, o português e o espanhol. Tive o prazer de ler milhares de textos e poemas e de ouvir todo o tipo de música. E só tenho 22 anos... sou uma criança, uma jovem, uma mulher...
Mas como o homem nunca se sente completo, falta sempre algo. Talvez um dia destes adicione esse algo à minha lista.
Uma mensagem... lembrando o "Gosto de..."... gosto também de vocês Rosália e Espírito. Obrigado por "me" lerem e por me darem tanto.
E a minha Joaninha... porque me soube tão bem ver-te! Os ares do Norte, são sempre aconchegantes...
"Daqui, de onde o vejo, contigo... o mundo é um lugar estranho."

4 comments:

jakín said...

E é tão bom percebermos quão sortudos somos enquanto podemos usufruir dessa fortuna...

la parisienne said...

ainda não conheces Paris!!!! =/

joquinhas said...

pela primeira vez a ler-te... mas completamente deliciada!!!
as tuas palavras tão depressa provocam um sorriso como despertam uma lágrima. e só palavras genuínas e com sentimento verdadeiro conseguem despoletar estas acções que por tantas vezes tentamos conter mas que por tantas vezes nos apetecem fazer...
és linda e comoves-me:)

*vamos conhecer outros "cantos" do mundo?!

Bela Isa said...

Minha linda Joana, vamos sim conhecer outros cantos do mundo... há nele tanto para ver! :)