Wednesday, December 22, 2010
Noites boas, ultimamente...
Thursday, December 16, 2010
Porque temos em nós, e apenas em nós, a capacidade de...
Saturday, December 11, 2010
Wednesday, November 24, 2010
Tuesday, November 23, 2010
Friday, November 19, 2010
Wednesday, November 17, 2010
Sunday, November 7, 2010
"... deitei-me bem e acordei doente ..."
Tuesday, October 26, 2010
Comer, Orar e Amar...
Monday, October 25, 2010
Friday, October 8, 2010
Thursday, September 30, 2010
Sunday, September 26, 2010
Uma bugiganga para o século XXI.
De acordo com os últimos dados, mais de 20 mil portugueses já adquiriram a milagrosa pulseira que todos os estudos científicos dizem não funcionar. Não admira. De que serve um estudo científico se a pulseira é ainda mais científica? Um dos responsáveis pela distribuição da pulseira em Portugal revelou ao Correio da Manhã que o segredo está nos "dois hologramas quânticos embebidos numa frequência com iões negativos" que vão "estabilizar a nossa frequência". Quando o jornal confrontou um professor de Física da Universidade de Coimbra com esta explicação, aconteceu o habitual: obviamente invejoso por nunca ter embebido hologramas em iões, o professor disse que aquele paleio pseudocientífico não fazia qualquer sentido. Infelizmente, na comunidade científica é sempre assim: bem podem as pulseiras reluzir nas montras, com os hologramas ainda a pingar iões, que haverá sempre alguém a negar que as nossas frequências possam ser estabilizadas pelas frequências quânticas. A desfaçatez!
Dito isto, devo, no entanto, confessar que sou moderadamente cético quanto às capacidades da pulseira. Não digo que a pulseira do equilíbrio não provoque bem-estar. O que digo é que provoca mais em quem a comercializa do que em quem a usa. Creio que, se a pulseira do equilíbrio produzisse, de facto, equilíbrio, assim que o seu proprietário a colocasse no pulso pensaria: "Espera aí, acabei de dar mais de 30 euros por uma argola de borracha. Percebo agora que não foi uma decisão particularmente equilibrada. Vou à loja tentar recuperar o dinheiro." No entanto, é falso que a pulseira não produza qualquer efeito. Quem a usa passa a empenhar-se numa espécie de proselitismo gratuito, informando os amigos dos benefícios de andar com coisas quânticas ao dependuro. E é possível que a energia despendida nesta tarefa produza efeitos saudáveis, uma vez que explicar um processo fantasioso através de palavras que não se compreendem constitui um esforço notável.
Pela minha parte, começo a sentir alguns efeitos da pulseira mesmo não a tendo adquirido. A admiração que tenho pelo fenómeno levou-me a agir de um modo que, segundo creio, não tardará em produzir melhoras na minha qualidade de vida. O meu plano é encomendar 50 mil anilhas para pombos a dez cêntimos cada. Depois, mergulhá-las num caldo de iões tão quânticos quanto me for possível, e vendê-las a 30 euros a unidade sob a designação de "O Anel da Temperança". E, anualmente, renovar o stock de charlatanice quântica com novidades. O Colar da Constância, Os Brincos da Estabilidade e A Gargantilha da Harmonia garantir-me-ão, acredito, negócio para a próxima década. Estejam atentos.
(Ricardo Araújo Pereira)
Wednesday, September 15, 2010
Brasil: Lençóis, Chapada Diamantina, Boipeba e Salvador
Sunday, August 29, 2010
Wednesday, August 18, 2010
Sunday, August 15, 2010
Uma noite simples, de Verão.
Depois foram os momentos na esplanada, a comer bolinho, salgados e a beber uns sumos. Delicioso! Não pela comida, mas por nós, pela noite, pelas gargalhadas, pela partilha, pelas confissões e a cumplicidade tão nossa e tão aconchegante.
E o culminar da noite, depois de sermos expulsos da esplanada (já se fazia tarde e, por lá, já não podíamos ficar) umas horas nas escadas do CCB. Simplesmente à conversa. E que bom! É bom rir e sentir que juntos somos nós, sem condicionamentos, sem medos, sem receios. Aceitamo-nos, compreendemo-nos. Somos tão diferentes mas encaramos essa diferença de uma forma positiva e enriquecedora. O resultado são sempre momentos, pequenos e grandes momentos, que recordamos sempre com carinho e que nos fazem sorrir imensamente.
Mais uma noite de Verão fabulosa. Simples.
Sunday, August 8, 2010
Almancil (Algarve) - Agosto de 2010
Agora, já no serviço, é tempo de trabalhar outra vez... e começo logo com uma noite... tão bom! Mas tudo calmo, pelo menos até agora.
Sunday, July 25, 2010
Friday, July 16, 2010
Monday, July 12, 2010
10 de Julho de 2010 - Optimus Alive (Pearl Jam!)
Some folks just have one,
Stay with me...
Practiced are my sins,
Stay with me...
Did I say that I need you?
I wonder everyday as I look upon your face...
Did I say that I need you?
Nothing you would tak...
Thursday, July 8, 2010
Pearl Jam - Optimus Alive 2010
Está a ganhar forma e vida...
Tuesday, July 6, 2010
Apenas e só porque não viramos as costas, porque estamos, porque não permitimos que as estatísticas se confirmem, aquelas que dizem que quando um doente está a morrer é quando passa mais tempo sozinho, sem ser visto ou acompanhado por um profissional. Não quero, de todo, aliás não gosto que tal ocorra. Hoje fiz questão de vos falar, de vos acompanhar... vocês, família, tantas vezes negligenciada, e a si, sr. A., utente do serviço onde trabalho. Fazer compreender a uma esposa, um genro, uma filha, que o tempo chegou. Que aquilo que durante anos temeram, mas contra o qual lutaram, é agora inevitável. Fazer esse caminho com vocês. Ele precisa de vocês, e nós estamos cá para vos ajudar a conseguirem acompanhá-lo. Dia e noite. O tempo que for preciso. Nós, a equipa dos Paliativos e o padre que dá apoio ao hospital. Nestes momentos todas as forças são importantes, no sentido de acalmar, tranquilizar, limpar a alma e dar o tempo para chorar, gritar... ou para estar em silêncio. Palavras que me fazem pensar... uma esposa que diz, lavada em lágrimas que lhe percorrem o rosto com grande velocidade - "anda uma pessoa uma vida toda a trabalhar... e quando chega o momento de desfrutar da vida, tudo termina." (Pergunto-me se haverá uma maior lição de vida...) Não me quis vir embora sem me despedir. De si, sr. A., e da sua família. Quis ser eu a levar a seringa e iniciar a perfusão daquele tão temido medicamento (porque acelera a morte???) e mais uma vez ajudar a entender que só queremos que o senhor esteja calmo, tranquilo, sem gemidos de dor e sem dificuldade respiratória... que os seus últimos momentos sejam em paz, tranquilidade, sem sofrimento. O vosso "obrigada", seguido do meu "não têm nada que agradecer. Estamos cá para isto mesmo." parece vago mas é muito mais do que esperaria... apenas porque tudo, apesar de muito doloroso, de muito intenso, de muito desgastante por vezes, é também muito cheio, muito rico, extremamente compensador. Amanhã voltarei, não sei se para vos encontrar de novo por lá. Por isso não quis deixar de me despedir.
Saturday, July 3, 2010
Colete Encarnado e Amizade
Vila Franca de Xira em festa, nós em festa, todos à nossa volta em festa. Muito bom!
Venham mais noites assim!
Ao sr. P.
Tu decidiste desistir. Para nós, inicialmente, foi complicado percebê-lo. Começou por não tomares os medicamentos, depois por não comeres, depois já não te levantavas... A nossa insistência inicial, em que cheguei a passar uma hora contigo convencendo-te a comer, em que me olhavas como que detestando-me e me empurravas... depois compreender que só comias quando quisesses e aceitá-lo.
A tua situação, paliativa, fazia prever este desfecho, mas vi-te piorar, enfraquecer. Creio que há três dias atrás quando me agarraste o braço e me olhaste profundamente, directamente, sem receios, tentando dizer algo que não compreendi, te despediste... sinto que esse olhar foi um "obrigado".
Sei que quiseste lutar, por nós e, sobretudo, pela tua família... fizeste-o até não conseguires mais. No fundo, creio que insistimos porque te sabiamos um homem forte e com garra. Agora percebo que há também que ser muito forte para aceitar que a nossa hora chegou e mostrá-lo aos outros, fazê-los entender, dar-lhes o tempo para que tal sucedesse e, depois, partir.
crescer com o inimaginável.
Saturday, June 26, 2010
A minha afilhada...
Tuesday, June 22, 2010
E eu sou mais do que te invento
Coisas...
Friday, June 18, 2010
Thursday, June 10, 2010
Estes últimos tempos...
Tuesday, June 1, 2010
Sunday, May 30, 2010
Wednesday, May 26, 2010
Algures... em 2006.
Tuesday, May 25, 2010
Sunday, April 25, 2010
25 de Abril
Dentro de ti, ó cidade
Em cada esquina, um amigo
Terra da fraternidade
À sombra duma azinheira
Grândola a tua vontade
Saturday, April 24, 2010
Os "malucos"?
Sunday, April 11, 2010
Férias em Albufeira.
Friday, April 2, 2010
Sensualidade!
Thursday, March 18, 2010
Thursday, March 11, 2010
Thursday, March 4, 2010
Thursday, February 25, 2010
Sunday, February 21, 2010
O poster do filme que tão bem o representa. Mulher sem rosto, gatafunhada pela vida, em pinceladas violentas e fortes. Ela, com uma história de vida tão poderosa, tão cheia de tudo o que a vida pode ter de negativo. Mulher, menina, rapariga violentada, agredida, desdenhada por aqueles que lhe eram próximos, que supostamente a deveriam amar. Ela, desprotegida, indiferente, fechada em si mesma e para o mundo. Calada e ausente. Mas também ela, incrivelmente sonhadora, capaz de acreditar e pensar num mundo melhor, numa vida aconchegante. Ela, menina madura, que vê a vida como ela é, que a assume e que a abraça, com uma garra que surpreende qualquer um, virando costas ao passado e dando uma oportunidade ao futuro, o dela e o deles, ao seu colo e de mão dada, sorridentes. Todos aqueles e aquelas que a ajudam. E ela, que depois de tudo, mantém a distorção da realidade. Dela foge a menina, deixando-a para trás, para sempre.
Brilhantes actuações. Filme violento, intenso, pesado. Vidas às quais não devemos fechar os olhos. "WRITE!", mesmo que não lhe apeteça, liberta-se e partilha as suas angústias.
Saturday, February 20, 2010
Thursday, February 18, 2010
"Invictus" by William Ernest Henley
Wednesday, February 17, 2010
Aconchego.
Monday, February 8, 2010
Nas Nuvens.
Porque a vida, os prazeres da vida, só fazem sentido se partilhados. E porque qualquer pessoa precisa de um "co-piloto".
Sunday, January 31, 2010
Friday, January 29, 2010
Uma questão de "bom senso"... mais de 15000 enfermeiros na rua.
Wednesday, January 27, 2010
My life, lately...
E hoje, uma bela tarde e noite com a Pipinha! Lá fomos nós à agência... o senhor era louco, completamente, não se calava um segundo e a uma velocidade estonteante, mas deu para rir! E depois comprinhas! E muitas! Preços de chorar por mais! O que nos rimos...! e tudo isto num centro comercial que mais parece uma cidade... o Dolce Vita Tejo. Questiono-me: será necessário ter tantos centros comerciais neste país?!? Fica para pensar.